sexta-feira, abril 14, 2017

Sonoff, o ESP8266 pronto para Automação Residencial

Conforme já comentamos, um mundo novo se abriu com o processador ESP8266, especialmente com o suporte da IDE Arduino. Um dos produtos surgidos é o Sonoff, dispositivo para automação residencial baseado no ESP8266.

Sonoff


O Sonoff é produzido pela empresa chinesa Itead (www.itead.cc) e na verdade é o membro mais simples de uma família de produtos voltados para automação que vão desde um simples relê controlado via WiFi até medidores de energia e coletores de dados de temperatura, humidade, etc.
Ele é um produto fechado que vem pronto para uso e junto com uma app de controle que funciona em Android e iOS. A aplicação funciona em inglês e encontra automaticamente os Sonoffs que já estiverem ligados na energia elétrica.
Com a aplicação é possível configurar o relê para controle via celular da própria rede wifi ou mesmo remotamente.
Tudo isso porque essa app e o sistema são baseados em nuvem, ou seja, temos aqui um legítimo cidadão do mundo IOT (Internet das Coisas).

Customização completa


As novidades não param por ai. Não basta que o sistema é completo para o usuário instalar em casa, e a preços bem atrativos, o sistema permite customização total! Sim, o fabricante Itead, é um dos principais criadores de placas para hobbystas e makers, então não poderia deixa-los na mão com seu novo produto. O Sonoff (todos da família) permitem regravação do firmware via IDE Arduino.
Ele vem com espaços para inserção de conectores (ou ligação direta mesmo) com os sinais de VCC, GND, RX e TX pelo menos. Isso permite que se conecte num conversor USB-Serial como o FTDI e reprograme totalmente seu módulo.
Vamos aqui mostrar como entender o hardware do Sonoff para realizar sua própria programação via IDE Arduino.

Veja na figura abaixo um Sonoff Relay com conector já soldado para ligar os cabos do conversor.

Sonoff (ESP8266) aberto e conectado ao conversor FTDI
Sonoff conectado no USB Serial FTDI
Veja na imagem acima, do dispositivo Sonoff aberto (é muito fácil abrir) e os conectores para rede elétrica abaixo (entrada) e acima (saída para a carga).

Programação do Sonoff ESP8266


Para programar o chip, basta ligar os cabos conforme indicado abaixo.

Sonoff (placa baseada no ESP8266) - pinagem
Sonoff (placa baseada no ESP8266) - pinagem
Para programar basta gravar seu último software que usou em outra placa ESP8266, como o ESP8266-01, ESP8266-12, etc, considerando as seguintes informações:


Item da Placa Pino ESP3212
Pino 1 Conector3V3
Pino 2 ConectorRX
Pino 3 ConectorTX
Pino 4 Conector GND
Pino 5 ConectorGPIO14
Relê Rede ElétricaGPIO12
Led VerdeGPIO13
BotãoGPIO0

Para gravar deve-se pressionar o botão enquanto liga o USB e dispara a gravação, ou em detalhes:

1. Desconecte o cabo USB da placa
2. Aperte o botão do Sonoff (GPIO0)
3. Ligue a placa no USB do PC com o botão apertado
4. Pronto, está no modo de programação
5. Dispare o Upload da IDE

Pronto, o Sonoff está reprogramado via IDE Arduino.

Nossos testes

Gravamos um programa simples para acionamento do relay. No teste inicial o relê não funcionou direto após a gravação apesar do led verde ter acendido.
Testamos desconectando do FTDI USB serial e depois conectando a entrada 127V na rede elétrica. 
Deu certo o teste com botão. O relê só funcionou ligando na rede em nosso ambiente de teste. A corrente do USB não foi suficiente para acioná-lo.

Impacto do Sonoff como produto

O Sonoff veio para engavetar os projetos de criação de placas com relê baseadas no ESP8266 para controle da automação residencial sem fio. Seus volumes de produção vão facilmente bater o custo de lotes pequenos. Então não perca tempo, procure em seu fornecedor e crie sua automação sem WiFi, com ou sem customização!

Observação: Cuidado ao lidar com a rede elétrica! Se tiver dúvidas chame alguém habilitado para as conexões à rede para usar todo o potencial desta placa.

Tem dúvidas, quer saber algo mais? Deixe um comentário abaixo.

Nenhum comentário: