sábado, fevereiro 03, 2007

GnuWin32 - Porte dos utilitários GNU para Windows

Se você está passando por uma temporada em sistemas Windows e tem grande familiaridade, além de sentir falta, dos programas de linha de comando do mundo Linux/Unix, seus problemas acabaram.

Existe o porte de grande parcela desses programas disponíveis para Windows 32 bits (incluem-se ai os mais recentes e usados). A compilação é nativa, ou seja, não requer bibliotecas compartilhadas (dll) como as do Cygwin, o que os torna mais eficientes e menos dependentes de outros aplicativos. O compilador utilizado é o Mingw, que é um porte do gcc para o ambiente das janelas e os fontes são os do projeto GNU e possuem então a mesma licença dos compilados para *n[i,u]x.

Dentre os utilitátios disponíveis podemos citar:
-Fileutils (find, ls, cp, etc)
-Compactadores (zip, bzip2)
-Grep, patch, diff e muitos outros.

Cada grupo de utilitários vem com um auto-instalador e insere ícones e menus, além das conhecidas man pages - em formato pdf!

Depois de instalar é só abrir uma janela DOS e recuperar a produtividade perdida. Quem desenvolve programas vai poder usar os comandos diff e patch para backups incrementais e ganhar espaço em disco, se não usar um controlador de versão é claro.

Chega de digitar 'ls' e dar erro:

http://gnuwin32.sourceforge.net/packages.html